O ultrassom terapêutico é uma modalidade de tratamento fisioterapêutico que se baseia no uso de ondas sonoras de alta frequência para estimular o calor profundo e aliviar a dor. Essas ondas sonoras penetram nos tecidos profundos do corpo, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo e a atividade celular. O ultrassom é frequentemente utilizado no tratamento de lesões musculares, tendinites e condições dolorosas, proporcionando uma abordagem não invasiva para auxiliar na recuperação.
O ultrassom terapêutico é frequentemente recomendado para:
Lesões de Tecidos Moles: Auxilia na cicatrização de tendões e músculos lesionados.
Redução da Dor: Auxilia no combate à dor causada por condições como tendinite, bursite e artrite.
Melhoria da Circulação: Promove o aumento do fluxo sanguíneo, o que facilita a circulação de células de recuperação.
Sim, o ultrassom terapêutico é considerado seguro quando administrado por profissionais treinados. Ele é não invasivo e suas contra indicações são poucas.
O uso deste recurso nas sessões depende da condição e da indicação de cada paciente. Seu fisioterapeuta desenvolverá um plano personalizado, tendo em vista o conforto, necessidade e efetividade dentro de cada caso.
Normalmente não há efeitos colaterais significativos. Alguns pacientes podem sentir calor leve durante o tratamento, mas isso é geralmente bem tolerado.
Cada caso exige uma boa avaliação para indicar o uso do ultrassom, tanto pelo fase de cada doença, quanto pelo uso consciente dentro de cada sessão, variando de acordo com a evolução de cada caso.
Por se tratar de um recurso não invasivo, a sensação é do gel de contato sendo espalhado pelo cabeçote do aparelho por cima da pele. Ao final da aplicação é comum sentir a região mais quentinha.
Cristyan Shimamoto é um fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Esporte e Exercício pelo HCFMUSP.
Atualmente, é Supervisor na área de Fisioterapia Esportiva no IOT do HC- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Sócio e responsável técnico da Wolf Fisioterapia.
Com experiência na reabilitação, seu enfoque inclui terapia manual e recuperação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab.
Ele desempenhou papéis de supervisão nas extensões acadêmicas Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, além de contribuir para eventos esportivos notáveis, como o IRONMAN 40.3 em São Paulo, o Desafio do
Mano da RedBull, e edições IV, V e VI do BJJSTARS. Cristyan é também um praticante apaixonado de Crossfit e Jiu-jitsu, e já se aventurou em corrida, ciclismo, natação e triatlo.
Crefito: 3/293897-F
Vitor Stocco é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP) e está se especializando em Esporte e Exercício pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em sua carreira, Vitor tem contribuído significativamente como supervisor nas extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, onde orienta alunos de graduação no atendimento a atletas universitários.
Sua experiência profissional também inclui a participação em eventos esportivos notáveis, como o Campeonato Mundial de Beach Tennis e diversos campeonatos universitários, incluindo o InterUSP e o InterMed, além de acompanhar as temporadas das seleções da USP.
Pessoalmente, Vitor tem uma longa trajetória no esporte, tendo praticado futebol, vôlei e handebol desde a infância, e atualmente mantém-se ativo com a prática de musculação. Essa vivência no esporte complementa sua visão profissional, destacando a importância da reabilitação e do retorno seguro às atividades esportivas.
CREFITO-3
Localizada na região do Brooklin, em São Paulo, oferecemos uma ótima experiência para quem mora ou trabalha na região.
© Todos Direitos Reservados. Wolf Fisioterapia 2024.