A Reeducação Postural é a mudança dos padrões de movimento através de exercícios terapêuticos para o tratamento de movimentos possivelmente lesivos, pouco eficientes e restabelecer movimentos após alguma lesão(movimentos antálgicos). O princípio que motiva uma mudança postural é promover as amplitudes de movimento que o corpo humano está mais adaptado, respeitando os limites das articulações, além de tornar a realização dos movimentos de forma coerente com as tarefas do ponto de vista funcional. Entregando para os pacientes alternativas eficientes e que estejam alinhadas com seus objetivos
A reeducação é indicada em uma ampla gama de casos, incluindo:
Lesões Esportivas: Para atletas que têm perda de performance, seja pela dor ou pelo uso ineficiente dos músculos, alavancas e articulações, a reeducação identifica pontos importantes para a performance esportiva e avalia quais as deficiências posturais na execução dos gestos esportivos. Interferindo no padrão de movimento de forma progressiva a fim de aplicar movimentos com maior eficiência, com distribuição de alavancas ao longo de todo o corpo, promovendo o funcionamento adequado dos tecidos do corpo e principalmente, alinhada com a prática esportiva.
Recuperação Pós-Cirúrgica: Para cuidar das diversas alterações de movimento que a intervenção cirúrgica traz ao paciente. Alinhando a recuperação cicatricial com a melhora funcional. Cuidando desde os primeiros movimentos mais simples com pouca angulação, para se tornarem movimentos mais complexos e de maior intensidade, dando de forma individualizada a progressão de dificuldades
Dores Crônicas: Trazem ao paciente diversos movimentos protetivos, os movimentos antálgicos. E que por meio de compensações pela falta de movimento de regiões dolorosas acabam trazendo sobrecarga sobre outras regiões do corpo. Isso, além de perpetuar a falta de mobilidade, também pode trazer a dor para regiões que antes não estavam sensibilizadas ou com dor.
A reeducação postural envolve a mudança de hábito de movimento, que muitas vezes nem passa pelos pensamentos do dia-a-dia. Por isso, repensar e reorganizar padrões de movimentos pode ser tão difícil quanto vencer um vício.
O número de sessões varia de acordo com a gravidade da condição. Quanto maior o tempo de sintoma ou comprometimento da postura, maior o tempo para o aprendizado. Seu fisioterapeuta criará um plano personalizado e ajustará frequentemente conforme necessário.
Seu fisioterapeuta pode prescrever exercícios para fazer em casa, mas é essencial receber orientação profissional para garantir a segurança do tratamento.
A reeducação tem uma visão abrangente de movimento e pode ser utilizada para prevenir novas lesões, com avaliação de fraquezas individuais e otimizar seu desempenho, trabalhando nas compensações posturais que atrapalham a performance e promovendo melhores alavancas e sinergias para melhorar o movimento.
Os resultados variam, mas muitos pacientes experimentam melhorias após algumas sessões. Resultados significativos podem levar semanas ou meses, dependendo da percepção corporal, desempenho esportivo, histórico de lesões, etc.
Cristyan Shimamoto é um fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Esporte e Exercício pelo HCFMUSP.
Atualmente, é Supervisor na área de Fisioterapia Esportiva no IOT do HC- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Sócio e responsável técnico da Wolf Fisioterapia.
Com experiência na reabilitação, seu enfoque inclui terapia manual e recuperação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab.
Ele desempenhou papéis de supervisão nas extensões acadêmicas Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, além de contribuir para eventos esportivos notáveis, como o IRONMAN 40.3 em São Paulo, o Desafio do
Mano da RedBull, e edições IV, V e VI do BJJSTARS. Cristyan é também um praticante apaixonado de Crossfit e Jiu-jitsu, e já se aventurou em corrida, ciclismo, natação e triatlo.
Crefito: 3/293897-F
Vitor Stocco é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP) e está se especializando em Esporte e Exercício pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em sua carreira, Vitor tem contribuído significativamente como supervisor nas extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, onde orienta alunos de graduação no atendimento a atletas universitários.
Sua experiência profissional também inclui a participação em eventos esportivos notáveis, como o Campeonato Mundial de Beach Tennis e diversos campeonatos universitários, incluindo o InterUSP e o InterMed, além de acompanhar as temporadas das seleções da USP.
Pessoalmente, Vitor tem uma longa trajetória no esporte, tendo praticado futebol, vôlei e handebol desde a infância, e atualmente mantém-se ativo com a prática de musculação. Essa vivência no esporte complementa sua visão profissional, destacando a importância da reabilitação e do retorno seguro às atividades esportivas.
CREFITO-3
Localizada na região do Brooklin, em São Paulo, oferecemos uma ótima experiência para quem mora ou trabalha na região.
© Todos Direitos Reservados. Wolf Fisioterapia 2024.