A fisioterapia esportiva foca em melhorar o desempenho, a resistência e a capacidade de cada praticante. Isso inclui ex-praticantes, praticantes recreativos e atletas profissionais.
Além disso, os profissionais desenvolvem programas personalizados para aprimorar a disposição física na prática do esporte escolhido. Eles cuidam da recuperação ou “recovery” e tratam qualquer lesão ou potencial lesivo que possa comprometer a força, a velocidade, a flexibilidade ou a técnica esportiva.
Por fim, o tratamento maximiza o potencial atlético, eleva o rendimento e previne lesões de forma proativa.
A Fisioterapia Esportiva é amplamente recomendada para diferentes perfis de praticantes, conforme descrito a seguir:
Ela ajuda os atletas a maximizar e manter o desempenho em esportes competitivos. Além disso, os profissionais trabalham para reduzir a fadiga acumulada e garantir um retorno eficiente ao esporte após pausas ou lesões.
A fisioterapia aprimora funções corporais importantes, como o equilíbrio, a coordenação e a capacidade de gerar potência. Esses aspectos são fundamentais para melhorar a performance em diversos esportes recreativos.
Ela facilita a recuperação de lesões que ocorrem durante a prática esportiva. Ademais, os profissionais asseguram o retorno eficiente ao esporte, com a recuperação das capacidades físicas perdidas devido à lesão.
A performance ou desempenho, acontece apenas se tivermos um corpo e mente saudáveis, sem compensações posturais, vícios de movimento, lesões recorrentes e dor.
A fisioterapia esportiva procura proporcionar ao praticante, seja ele iniciante ou avançado, a sensação geral de bem-estar, auxiliando na sua recuperação ou na retomada à prática.
Não, pessoas de todos os níveis de condicionamento físico podem se beneficiar da fisioterapia esportiva, pois todos temos um desempenho, seja ele alto ou baixo, e o comum é buscar pela melhoria da performance.
A duração varia com base nos objetivos individuais, na capacidade de retenção e na habilidade de cada indivíduo, mas é geralmente um programa contínuo, principalmente na recuperação.
Quando não existe uma demanda tão específica para reabilitação e retorno à prática esportiva, não há necessidade tão específica, mas não existe contraindicação para ser cuidado por um profissional qualificado para promover saúde.
Cristyan Shimamoto é um fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Esporte e Exercício pelo HCFMUSP.
Atualmente, é Supervisor na área de Fisioterapia Esportiva no IOT do HC- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Sócio e responsável técnico da Wolf Fisioterapia.
Com experiência na reabilitação, seu enfoque inclui terapia manual e recuperação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab.
Ele desempenhou papéis de supervisão nas extensões acadêmicas Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, além de contribuir para eventos esportivos notáveis, como o IRONMAN 40.3 em São Paulo, o Desafio do
Mano da RedBull, e edições IV, V e VI do BJJSTARS. Cristyan é também um praticante apaixonado de Crossfit e Jiu-jitsu, e já se aventurou em corrida, ciclismo, natação e triatlo.
Crefito: 3/293897-F
Vitor Stocco é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP) e está se especializando em Esporte e Exercício pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em sua carreira, Vitor tem contribuído significativamente como supervisor nas extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, onde orienta alunos de graduação no atendimento a atletas universitários.
Sua experiência profissional também inclui a participação em eventos esportivos notáveis, como o Campeonato Mundial de Beach Tennis e diversos campeonatos universitários, incluindo o InterUSP e o InterMed, além de acompanhar as temporadas das seleções da USP.
Pessoalmente, Vitor tem uma longa trajetória no esporte, tendo praticado futebol, vôlei e handebol desde a infância, e atualmente mantém-se ativo com a prática de musculação. Essa vivência no esporte complementa sua visão profissional, destacando a importância da reabilitação e do retorno seguro às atividades esportivas.
CREFITO-3
Formado pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e está se especializando em fisioterapia musculoesquelética pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Já realizou monitoria em fisioterapia musculoesquelética e atuou como supervisor da Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP, onde orienta alunos de graduação.
Sua experiência profissional conta com 2 anos, acompanhando e atendendo atletas do vôlei das categorias base sub-17 e sub-19 do alto rendimento de diadema.
Eduardo possuiu contato direto com esporte de alto rendimento, sendo atleta profissional de vôlei nas categorias de base no sub-19 e sub-21, disputando campeonatos como: Superliga C, federação paulista de voleibol (FDV), Taça Paraná, Jogos universitários Brasileiro (JUBs), entre outros.
Localizada na região do Brooklin, em São Paulo, oferecemos uma ótima experiência para quem mora ou trabalha na região.
© Todos Direitos Reservados. Wolf Fisioterapia 2024.