A fisioterapia é uma disciplina da saúde que engloba um conjunto diversificado de abordagens terapêuticas destinadas a promover a recuperação, a prevenção de lesões e a melhoria da qualidade de vida. Por meio de técnicas manuais, exercícios terapêuticos e exercícios físicos, os fisioterapeutas avaliam, diagnosticam e tratam uma ampla variedade de condições musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias. O objetivo principal da fisioterapia é restaurar a funcionalidade física, aliviar a dor e ajudar os pacientes a recuperar sua independência funcional.
A fisioterapia é indicada em uma ampla gama de casos, incluindo:
Lesões Esportivas: Para atletas que têm perda de performance, seja pela dor, ou pelo acúmulo do cansaço pelos treinos. Cuidando com técnicas de alívio de tensão muscular, ganho de mobilidade e retorno às dificuldades impostas pela prática esportiva.
Recuperação Pós-Cirúrgica: Após tratamentos cirúrgicos, com fisioterapia ortopédica, ajuda na recuperação, minimizando complicações do imobilismo, como atrofia muscular e dificuldade nas atividades básicas, como se virar na cama, ficar em pé e caminhar.
Dores Crônicas: Pacientes que sofrem de dores crônicas nas costas, pescoço, articulações ou músculos podem se beneficiar significativamente com a fisioterapia, que visa reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida. Cuidando não só da sensação dolorosa, mas também das compensações posturais que vêm com a dor, e a perda da qualidade de vida pela perda de funções simples, como levantar o braço, por exemplo.
A fisioterapia direciona seu trabalho para restabelecer funções do corpo que foram perdidas. Por isso, no início é desconfortável, mas com o passar das sessões, com a melhora dos tecidos do corpo e da melhora postural, é comum que os pacientes se sintam mais confortáveis com movimentos que antes eram impossíveis de pensar em fazer, principalmente pela limitação da dor.
O número de sessões varia de acordo com a gravidade da condição. Quanto maior o tempo de sintoma ou a energia do trauma, maior o tempo da recuperação. Seu fisioterapeuta criará um plano personalizado e ajustará frequentemente conforme necessário.
Seu fisioterapeuta pode prescrever exercícios para fazer em casa, mas é essencial receber orientação profissional para garantir a eficácia e segurança.
A fisioterapia ajuda os atletas a recuperarem-se de lesões e do cansaço pelos treinos, prevenir novas lesões, com avaliação de fraquezas individuais e otimizar seu desempenho, trabalhando nas compensações que atrapalham a performance.
Os resultados variam, mas muitos pacientes experimentam melhorias após algumas sessões. Resultados significativos podem levar semanas ou meses, dependendo da condição.
Cristyan Shimamoto é um fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Esporte e Exercício pelo HCFMUSP.
Atualmente, é Supervisor na área de Fisioterapia Esportiva no IOT do HC- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Sócio e responsável técnico da Wolf Fisioterapia.
Com experiência na reabilitação, seu enfoque inclui terapia manual e recuperação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab.
Ele desempenhou papéis de supervisão nas extensões acadêmicas Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, além de contribuir para eventos esportivos notáveis, como o IRONMAN 40.3 em São Paulo, o Desafio do
Mano da RedBull, e edições IV, V e VI do BJJSTARS. Cristyan é também um praticante apaixonado de Crossfit e Jiu-jitsu, e já se aventurou em corrida, ciclismo, natação e triatlo.
Crefito: 3/293897-F
Vitor Stocco é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP) e está se especializando em Esporte e Exercício pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em sua carreira, Vitor tem contribuído significativamente como supervisor nas extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, onde orienta alunos de graduação no atendimento a atletas universitários.
Sua experiência profissional também inclui a participação em eventos esportivos notáveis, como o Campeonato Mundial de Beach Tennis e diversos campeonatos universitários, incluindo o InterUSP e o InterMed, além de acompanhar as temporadas das seleções da USP.
Pessoalmente, Vitor tem uma longa trajetória no esporte, tendo praticado futebol, vôlei e handebol desde a infância, e atualmente mantém-se ativo com a prática de musculação. Essa vivência no esporte complementa sua visão profissional, destacando a importância da reabilitação e do retorno seguro às atividades esportivas.
CREFITO-3
Localizada na região do Brooklin, em São Paulo, oferecemos uma ótima experiência para quem mora ou trabalha na região.
© Todos Direitos Reservados. Wolf Fisioterapia 2024.