A eletroterapia é o uso da corrente elétrica para cuidar dos distúrbios sensitivos e motores. É uma das modalidades mais antigas da fisioterapia, muito utilizada para o tratamento da dor. As modalidades mais utilizadas na fisioterapia são:
A eletroterapia é recomendada em casos de:
Reabilitação Muscular: Após lesões musculares, a cinesioterapia ajuda no recrutamento muscular, na modalidade funciona (FES).
Recuperação Pós-Cirúrgica: Após cirurgias ortopédicas ou neurológicas, a eletroterapia auxilia na recuperação, cuidando da dor e prevenindo a atrofia muscular.
Melhoria da Mobilidade: Auxilia pessoas com problemas de mobilidade, uma vez que recruta músculos sem a necessidade de comando voluntário.
A eletroterapia é o uso terapêutico de corrente elétrica para cuidar de dores e distúrbios da contração muscular, através da estimulação superficial da pele.
Pessoas de todas as idades e diferentes níveis de dor ou disfunções musculares, dependendo da gravidade do quadro doloroso e da extensão da lesão neuro-muscular.
Geralmente, sim, é desconfortável, principalmente pela estimulação do neurônio sensitivo, dando uma sensação de formigamento (TENS), ou da contração involuntária (FES).
O número de sessões varia de acordo com a condição e a resposta do paciente. Nos casos de dores crônicas é comum o uso diário. Seu fisioterapeuta criará um plano personalizado que envolva não só a sensibilidade nervosa, como também a prática de exercícios que cuidam dos distúrbios do movimento.
Depende. Principalmente da gravidade de cada caso e da participação deste recurso terapêutico associado a outros, dentro do seu planejamento terapêutico. Mas o que mais observamos clinicamente é que os casos de dores crônicas de longa duração, necessitam de longos tratamentos.
Cristyan Shimamoto é um fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e especializado em Esporte e Exercício pelo HCFMUSP.
Atualmente, é Supervisor na área de Fisioterapia Esportiva no IOT do HC- Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Sócio e responsável técnico da Wolf Fisioterapia.
Com experiência na reabilitação, seu enfoque inclui terapia manual e recuperação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab.
Ele desempenhou papéis de supervisão nas extensões acadêmicas Liga de
Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, além de contribuir para eventos esportivos notáveis, como o IRONMAN 40.3 em São Paulo, o Desafio do
Mano da RedBull, e edições IV, V e VI do BJJSTARS. Cristyan é também um praticante apaixonado de Crossfit e Jiu-jitsu, e já se aventurou em corrida, ciclismo, natação e triatlo.
Crefito: 3/293897-F
Vitor Stocco é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP) e está se especializando em Esporte e Exercício pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em sua carreira, Vitor tem contribuído significativamente como supervisor nas extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP, onde orienta alunos de graduação no atendimento a atletas universitários.
Sua experiência profissional também inclui a participação em eventos esportivos notáveis, como o Campeonato Mundial de Beach Tennis e diversos campeonatos universitários, incluindo o InterUSP e o InterMed, além de acompanhar as temporadas das seleções da USP.
Pessoalmente, Vitor tem uma longa trajetória no esporte, tendo praticado futebol, vôlei e handebol desde a infância, e atualmente mantém-se ativo com a prática de musculação. Essa vivência no esporte complementa sua visão profissional, destacando a importância da reabilitação e do retorno seguro às atividades esportivas.
CREFITO-3
Localizada na região do Brooklin, em São Paulo, oferecemos uma ótima experiência para quem mora ou trabalha na região.
© Todos Direitos Reservados. Wolf Fisioterapia 2024.